fbpx

DJI Airsense

Publicado por admin em

O que é o Airsense?

 O DJI Airsense é um sistema que utiliza a tecnologia ADS-B para que os operadores de drone tenham maior consciência situacional e possam fazer melhores decisões enquanto estão voando.

 As aeronaves (tripuladas ou não) que tem um transmissor ADS-B enviam automaticamente dados como identificação, posição atual, altitude e velocidade. Assim o operador de Aeronaves Remotamente Pilotadas receberá alertas no aplicativo das aeronaves com antecedência, assim o operador terá mais segurança para voar em ambientes com mais aeronaves.

A tecnologia ADS-B

Airsense drones da dji
Veja aeronaves próximas em tempo real

 O ADS-B (Automatic Dependent Surveillance-Broadcast) usa sinais de satélite e rádio para identificar a localização da aeronave e compartilhar esses dados em tempo real. Essa tecnologia tem sido amplamente utilizada na aviação há anos e se tornou uma parte cada vez mais importante do ecossistema de segurança da aviação.

ADS-B Out vs. In

 A tecnologia ADS-B possui dois componentes principais: O primeiro é o ADS-B Out, que pode ser instalado em aeronaves tradicionais para determinar e transmitir informações de voo, como trajetória, velocidade e altitude. O segundo é ADS-B In, que recebe informações transmitidas pelos transmissores ADS-B Out. Os drones DJI com AirSense usam apenas o ADS-B In, o que significa que eles são capazes de ver aeronaves tradicionais próximas sem congestionar as ondas de rádio adicionando transmissões adicionais.

ADS-B out drone

 Por que o ADS-B é importante?

 O número de aeronaves em voo aumenta cada vez mais, com isso a probabilidade de uma colisão entre elas também é crescente. Aeronaves tripuladas geralmente são maiores e relativamente fáceis de localizar, porém as aeronaves não tripuladas são pequenas, de baixo custo, de fácil operação,  difíceis de localizar e também conseguem mudar a direção do voo de maneira muito fácil, essa dificuldade de ver e evitar aeronaves não tripuladas é um dos motivos pelos quais temos as restrições de voo.

Com a utilização do ADS-B os pilotos de aeronaves e operadores de drones poderão ver e evitar as demais aeronaves com muito mais antecedência e precisão. Por esses motivos provavelmente essa tecnologia permitira que as RPAs (Aeronaves Remotamente Pilotadas) acessem altitudes maiores, voem mais proximas das aeronaves tripuladas e  com autorizações de voo mais rápidas.

 De maneira geral, o ADS-B trará mais segurança para evitar colisões entre drones e aeronaves tripuladas.

ADS-B em RPAS

Quando será uma realidade?

 A DJI já se comprometeu a lançar todos os seus novos drones com a tecnologia Airsente,  isso provavelmente fará com que os órgãos regulamentadores exijam essa tecnologia em todas as RPAs de uma determinada categoria. 

 Precisar uma data específica é muito difícil pois nem todas as aeronaves tripuladas no Brasil utilizam o ADS-B, mas com certeza é uma tendência que deve se padrão no mercado nos próximos 5 anos. 

Conclusão

 O Airsense tornará o voo das aeronaves não tripuladas (drones) mais seguro, a velocidade de implementação dessa tecnologia ainda é uma incógnita mas com toda a certeza o ADS-B veio para ficar e deverá se tornar um padrão de mercado.

 Gostou dessa publicação?
Então deixe um comentário ai embaixo, compartilhe e se inscreva nas nossas redes sociais.

 Gostou dessa publicação?
Então deixe um comentário ai embaixo, compartilhe e se inscreva nas nossas redes sociais.

 Se você quiser saber mais sobre algum assunto específico relacionado aos drones, é só deixar um comentário ai embaixo. 

 Abraço e bons voos.

Categorias: DJIDrone

>