fbpx

Quando trocar a bateria do seu drone?

Publicado por admin em

Nesse post vamos ver as recomendações de quando trocar ou aposentar a bateria de LiPo do seu drone. Além de danos físicos, o segundo fator mais importante é a resistência interna, o que indica a qualidade e performance da bateria de LiPo.

A vida média de uma bateria de LiPo é de 400 a 500 ciclos, mas muito provavelmente você irá quebrar ela antes, rs. Claro que essa média depende de como você cuida ou abusa da sua bateria no dia a dia.

As baterias de LiPo não tem uma data de validade nelas, mas por experiência pessoal, as baterias mais novas sempre tem performance melhores do que as antigas. Geralmente é bom trocar as baterias entre 2 e 3 anos, mesmo se elas parecerem normais.

Insert Image

Resistência interna das baterias de LiPo

 Um dos melhores indicadores da saúde da bateria é a resistência interna, ela determina quão eficiente a bateria consegue entregar corrente para o nosso drone.

 Quanto maior a resistência interna menor a performance, maior o calor gerado na carga e descarga.

A resistência interna, pode subir mais rapidamente quando descarregamos muito a bateria ou carregamos acima do valor determinado (over-charging), também quando descarregamos muito a bateria ou ela sofre com temperaturas altas.

 Se uma das células da bateria estiver com a resistência interna muito maior do que as outras, provavelmente essa bateria não é segura para voar.

Insert Image

Inspeção visual da bateria

 Fazer inspeções visuais antes de qualquer voo é fundamental para uma operação segura. As baterias de LiPo que utilizamos nos quadricópteros podem ser deformadas com facilidade, já que a muitas delas é fisicamente exposta (principalmente as dos drones racers e acrobáticos). 

 É arriscado usar baterias danificadas, principalmente quando elas estão carregando. Outro fator comum é que as baterias fiquem estufadas depois de alguns abusos (cargas e descargas excessivas, temperaturas altas) ou quando ficam velhas.

Insert Image

Células desbalanceadas.

É bem comum que as voltagens das células estejam um pouco diferentes, porém a diferença não deve ser muita. Quando uma célula tem resistência interna muito maior do que o resto, ela descarrega de maneira mais devagar do que as outras e gera mais calor, eventualmente isso pode fazer com que as outras células descarregarem mais do que o recomendado, fazendo com que elas inchem.

Por isso é importante sempre carregar a bateria de maneira balanceada em caso de sobrecarga (não é necessário fazer isso nas baterias da DJI).

Insert Image

Conclusão

Sempre cheque a qualidade das suas baterias antes de voar, principalmente os quadricópteros, pois a sustentação deles depende do grupo motopropulsor, que é alimentado pelas baterias, isso significa que se sua bateria falhar, o seu drone irá cair

 Nas baterias da DJI é possível verificar a saúde delas através do sistema, é muito simples, nos 3 pontinhos da direita, clique em bateria …. (ver as indicações da tela)

Se você tiver a dúvida “será que devo usar a bateria?”, provavelmente você não deveria.Provavelmente ninguém vai te falar que o seu drone vai cair ou que sua casa vai pegar fogo, mas você arriscaria perder o seu drone ou colocar fogo na sua casa por causa de uma bateria ruim? 

 Voar seguro é melhor e muito provavelmente mais econômico no longo prazo, portanto não arrisque a sua segurança e de outras pessoas voando com uma bateria ruim. 

Insert Video
Categorias: Uncategorized

>